João Paulo Serafim

(Paris, 1974) Vive e trabalha em Lisboa

O trabalho de João Paulo Serafim em fotografia manipula a realidade pela utilização de manequins e modelos ou pela manipulação de imagens pré-existentes, através de uma linha ténue de limites entre a realidade e o artificial.

Na instalação "A possibilidade de uma fuga" João Paulo Serafim, excede as fronteiras da fotografia e das duas dimensões, na instalação, o filme emerge do espaço, dança e a imagem em movimento cria um diálogo entre diferentes media e meios artísticos.

João Paulo Serafim expõe regularmente o seu trabalho individualmente, em 2008 apresentou "O Museu Improvável" no Centro Cultural da Fundação Calouste Gulbenkian de Paris e o Museu Blanes em Montevideo. Em 2006, apresentou "Je t'aime moi non plus" no projeto Box4 na Galeria Silva Cintra no Rio de Janeiro e na Galeria Baginski em Lisboa em 2005. Também em 2005, apresentou "Klauxal Tér", uma exposição individual no Centro Cultural Emmerico Nunes em Sines e também no Arquivo Municipal de Fotografia em Lisboa.

Das participações em exposições coletivas: em 2008 participou na "Paisagem & Povoamento" no Centro Cultural Emérico Nunes, em Sines, Portugal; "Nuit de l'Europe" at the Recontres d'Arles, France; "AAFNY" (Affordable Art Fair of New York), Nova Iorque, USA; e "Substance" em Spike Insland, Bristol, UK. Em 2007 participou em "Remembering Jack Kerouac" no Espaço Avenida, Lisboa "Open Studio do Sítio das Artes" na CAMJAP/ Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa; "Young Art Europe 2007" no Moya Museum of Young Art, em Viena, Áustria; e "Homo Migratus" na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa, Portugal.

Em 2006, ganhou o prémio de Fotografia da Purificación García. João Paulo Serafim representou o seu trabalho em importantes coleções, tais como: Museu MACE, coleção António Cachola em Elvas, Fundação PLMJ em Lisboa, bem como as coleções do Banco Privado, Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian e o BES-ART da coleção do Banco Espírito Santo; em Espanha possui um trabalho na coleção Purificación García.

www.miiac.com

Top